5 Maneiras para construir uma cultura de empresa forte

company-cultureO que é a cultura de uma empresa? Você pode pensar nas empresas do momento no Vale do Silício com mesas de pingue-pongue e funcionários relaxando em um ambiente moderno, mas a verdade é que a cultura de uma empresa está baseada em qualquer conjunto de valores ou atitudes que definem um negócio. Ter uma cultura empresarial desejável pode ajudar na contratação de novos empregados e retenção dos mesmos, além de aumentar a produtividade e a qualidade do trabalho que é realizado. Aqui estão algumas sugestões de como você pode construir uma cultura forte em sua empresa.

Tradução: Júlia Linck Moroni, Medicina Veterinária

Compartilhe o sucesso

Os funcionários desejam saber se seu trabalho é notado e apreciado, por isso certifique-se de dar crédito às atividades realizadas. Não se sobressaia pelo sucesso de outra pessoa, e não permita que outros funcionários façam o mesmo. Enfatize que todos devem participar e celebrar qualquer sucesso que beneficie a empresa, mesmo que nem todos estejam envolvidos diretamente nos esforços que levaram a isso. A criação deste tipo de ambiente não leva só a uma maior satisfação dos funcionários, mas também irá construir uma atmosfera de equipe mais forte. Os sucessos alcançados em uma empresa como um todo devem ser comemorados por todas as partes interessadas.

Seja transparente

Comunique-se frequentemente e honestamente com os empregados. Se ocorrer algum problema com o trabalho realizado por um funcionário, primeiro converse diretamente com ele ao invés de discuti-lo com os demais membros da equipe. Previna que rumores sejam criados no ambiente de trabalho e transmita a mesma notícia para todos os empregados ao mesmo tempo. Nenhum funcionário deseja ser o último a saber de algo que está ocorrendo. Não é preciso muito para que um pequeno rumor se transforme em uma grande bola de neve e cause pânico entre todos.  Por exemplo, se um gerente diz um funcionário que pagamento de bônus será cortado em breve, pode apostar que toda a equipe saberá do rumor até o final do dia. Comunique suas expectativas em relação ao desempenho e comportamento em um escritório de maneira clara e direta para que todos estejam em sintonia.  A confiança é uma condição necessária para uma forte cultura de empresa, e transparência é o caminho para construí-la.

Crie espaço para interações fora do ambiente de trabalho

Programe atividades fora do ambiente para que seus funcionários se conheçam melhor. Isto não significa marcar um happy hour forçado depois do horário de trabalho, mas uma atividade que ocorra no período convencional de trabalho. Uma equipe que interage bem entre si é mais produtiva e coesa em longo prazo.  Então utilize uma tarde de folga para assistir a uma partida de futebol. É período de férias? Organize sua equipe para comprar presentes de Natal para uma instituição de crianças carentes em sua cidade. Este tipo de atitude não somente criará um vínculo entre funcionários, mas também irá fazê-los respeitar a empresa em função do retorno que está sendo dado à comunidade. Planejar uma atividade como esta irá mostrar aos empregados que seu negócio não envolveapenas lucro, mas também as pessoas.

Encoraje o feedback

Incentive os funcionários a se sentirem confortáveis a fornecerem feedbacks rotineiros. Uma das características culturais do Google é que uma ótima ideia pode vir de qualquer pessoa e em qualquer lugar. Tome esta abordagem e obtenha feedbacks de todos dentro da sua empresa em qualquer atividade que você estiver realizando. Mas o mais importante: faça mais do que apenas pedir. Ouça o que os seus funcionários sugerem e, se necessário, tome as medidas necessárias. Caso contrário, a boa vontade de ter encorajado o feedback será destruído e só levará à frustração. Ninguém quer sentir que suas sugestões foram direto para a lata de lixo!

Pratique o que você prega

Não importa que tipo de cultura que você está com o objetivo de construir em sua empresa, você deve sempre dar o exemplo. Se você quiser implementar uma política de portas abertas, não seja agressivo com um funcionário que se aproxima para lhe fazer uma pergunta. Os funcionários irão utilizar sua imagem para se orientarem sobre como se comportar, então você deve agir de forma consistente com a cultura que você quer para o seu negócio.  Embora os valores e atitudes possam ser diferentes, uma característica que permanece constante entre todas as culturas de empresas sólidas é um líder forte.

Adaptado de 5 Ways to build strong company culture, Joel Goldstein, Lifehack

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>