SuinoCast – Educação Continuada em Suinocultura

Gerenciamento de liderança: atitudes que podem construir ou quebrar a sua equipe

Adaptado de: Samantha Marais, Swine Safety Designs

Tradução: Fernanda Laskoski

A primeira granja que eu trabalhei logo após a formatura foi parte integrante de como aprender a ser empático com meus colegas de equipe. Ao tomar banho no primeiro dia, o supervisor me disse: “Eu odeio treinar novas pessoas, então é melhor você aprender rápido ou não trabalhará para mim”.

Todos os meus colegas de equipe, inclusive eu, temiam interações com ele. Mesmo naquela época, fiquei impressionada com essa atitude e na realidade, a taxa de rotatividade de sua equipe era astronômica. Ele reclamava constantemente que nunca tinha um tempo de folga porque seu telefone nunca parava de tocar. Seus funcionários eram incompetentes e sempre precisam de perguntas respondidas para concluir suas tarefas corretamente. Bem, como você pode esperar que alguém seja bem-sucedido ou se sinta confiante em suas posições, se você não prioriza a integração e o treinamento?

Vários anos depois, trabalhei para um gerente que tinha o mantra “Todo mundo é substituível”. Ele falava isso para todos os funcionários e usava a frase frequentemente durante nossas sessões de treinamento de liderança. Meio irônico, não é? Não foi dirigido a mim, mas posso dizer que é desmoralizante. Essas três palavras carregam tons de desaprovação, membros desnecessários e indesejados da equipe. Agora entendo que o ditado significava que sempre poderíamos encontrar outra pessoa para qualquer função.  Mas para mim, um novo contratado nunca substituirá totalmente um funcionário veterano com anos de experiência em sua empresa. A rotatividade sempre lhe custará mais caro do que manter um membro da equipe feliz. E o que eu sempre acho é que: Torna-se sempre muito melhor manter a longevidade do pessoal, do que tentar substituir por novos candidatos.

Pergunte a qualquer gerente e eles provavelmente lhe dirão que as pessoas costumam ser a parte mais difícil de sua carreira. A razão pela qual isso está no topo da lista de desafios é porque esquecemos que podemos gerenciar fluxo de produção da granja, rações, indicadores zootécnicos, mas você simplesmente não pode gerenciar matematicamente pessoas.

Para se destacar em uma posição gerencial, é preciso desenvolver habilidades que tornam você um verdadeiro líder. E isso não acontece automaticamente com um título de curso de liderança, por exemplo. Você primeiramente precisa tomar a decisão de querer e ser um líder e, em seguida, buscar ativamente o desenvolvimento de habilidades que possam lhe tornar um. Para seus novos funcionários, tudo começa com o processo de entrevista. Você está contratando pessoas apenas para preencher a o cargo ou já está pensando em como capacitá-los e integrá-los da melhor maneira possível no cargo? De acordo com um estudo da SilkRoad, 53% dos profissionais de recursos humanos dizem que a eficiência e a manutenção dos funcionários aumentam quando uma integração entre chefe e funcionário é aprimorada em seu programa de treinamento.

O próximo passo vital é como você aborda o treinamento dos funcionários. Você é um líder ativo ou ausente no processo? Você está liderando pelo exemplo? Você prepara sua equipe para o sucesso ou promove uma atitude de “afundar ou nadar”? Os outros líderes de sua equipe estão todos na mesma página ou todos têm sua própria maneira de fazer as coisas? Durante a orientação, você tem alguma forma de treinamento para prepará-los para o trabalho ou apenas os joga nos problemas com pouco ou nenhum aviso? E finalmente, você é acessível à sua equipe?

Responder a essas perguntas o ajudará a descobrir se você precisa fazer ajustes no seu estilo de gerenciamento.

O próximo passo é criar conexões interpessoais com cada um de sua equipe imediata. Essa parte pode ser complicada ou até impossível se os membros da sua equipe se sentirem intimidados por você. Assim como manusear os animais, procure priorizar por interações positivas e de baixo estresse. Uma ótima maneira de criar um relacionamento com sua equipe é reservar um tempo para descobrir detalhes sobre eles. Que hobbies eles têm? Esportes? Filmes? Gostam de cozinhar? Certa vez, tive um líder que que odiava segundas-feiras. Eu pessoalmente gosto de citações, piadas e memes e a “Motivação de segunda-feira” se tornou a nossa “interação particular”. Encontraríamos uma citação motivacional toda segunda-feira e a enviaríamos antes do início do dia útil. Demorou menos de 60 segundos para mostrar a ele: “ei, eu ouvi você, então aqui está uma maneira positiva de começar o seu dia”. Eventualmente, acabamos criando um isso para todo o escritório, onde toda a nossa equipe começou a compartilhar citações engraçadas e significativas. Pode ser tão simples quanto trazer o café da manhã de vez em quando para a equipe nos dias de trabalho mais puxado por exemplo – e depois fazer questão de sentar e conversar com eles no intervalo. Conheça-os, descubram coisas boas e que possam criar elos entre vocês, gerando uma motivação.

Outro ponto importante: sua participação sempre será necessária, independente de quantos anos de empresa cada funcionário possui. Isso mantém as linhas de comunicação abertas. Reforce para sua equipe que você os valoriza e está disposto a investir no futuro deles com a empresa. Reconheça qualquer conquista pessoal ou de equipe que tenha ocorrido. Lembre-se de que os funcionários cujos gerentes os reconhecem consistentemente por um bom trabalho têm cinco vezes mais chances de permanecer e entregar bons resultados para a empresa.

Para muitos, o reforço positivo requer prática. Repita e lembre-se da frase “elogiar em público, treinar em particular”. Nada quebra a confiança como uma humilhação na frente dos colegas. Como líder, você sempre deve evitar “invadir o espaço” de qualquer membro da equipe. Os treinamentos nunca devem incluir menosprezo, xingamentos ou desafiar a inteligência de alguém. Prometa que manter a calma é muito mais construtivo para sua reputação de liderança do que fazer sua equipe “andar em casca de ovos”.

O treinamento em todas as etapas do emprego é fundamental. Agora, mais do que nunca, as empresas devem realmente pensar em como implementar a expectativa de todos os membros da equipe participarem de sessões regulares de treinamento. As sessões de treinamento da equipe atingem dois objetivos. Primeiro, ele oferece a oportunidade de apresentar tópicos atualizados do setor. Segundo, cultiva e incentiva a formação de equipes. 

Na Swine Safety Designs, descobrimos que cada experiência de treinamento deve atender a esses três critérios:

O treinamento deve ser significativo para o trabalho deles. Os funcionários devem poder ver com facilidade como isso pode ser implementado nas granjas.

O treinamento deve ser atraente para o público. Mantenha-o interessante e instigante. A melhor duração por sessão é de 15 minutos de material coberto, com cinco a 10 minutos de discussão de acompanhamento. Haverá momentos em que todas as informações vitais não poderão ser compactadas nesse período. Sugiro dividir o tópico em alguns subtópicos com intervalos de cinco a seis minutos. Adicione algum tipo de atividade entre cada subtópico para manter todos envolvidos.

Quando o treinamento estiver concluído, monitore sua implementação na granja/escritório. Faça com que valha a pena o tempo e o esforço de todos para participar do treinamento. Se os membros da sua equipe não levarem o que aprenderam de volta, eles provavelmente desenvolverão uma atitude passiva e enxergaram o treinamento como uma atividade forçada.

Em conclusão, estatísticas mostraram que o treinamento melhora o desempenho e a produtividade dos funcionários. Você está pronto para investir em liderança e treinamento de funcionários, sabendo que isso pode impactar positivamente a produção e o melhoria de sua equipe? Pense nisso!

Texto original em:  https://www.nationalhogfarmer.com/farm-operations/management-attitude-can-make-or-break-team?NL=NHF-001&Issue=NHF-001_20190730_NHF001_787&sfvc4enews=42&cl=article_1&utm_rid=CPG02000003713649&utm_campaign=40811&utm_medium=email&elq2=03315976a3274b24a5b550035850f7f1

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

More in Uncategorized (3 of 17 articles)