Lições aprendidas com a PED causam otimismo para o futuro

Dr. Paul Sundberg - Swine Health Information Center

O diretor executivo do Centro Nacional de Informação de Saúde dos Suínos diz que o sucesso obtido pelos Estados Unidos ao lidar com a PED, é a causa para um otimismo cauteloso na identificação de doenças por parte dos produtores.

O Centro Nacional de Informação de Saúde dos Suínos foi criado com o intuito de desenvolver um sistema inteligente para o compartilhamento de informações e rastreamento de doenças a nível global, estabelecendo programas de pesquisa de diferentes tratamentos e facilitando a transmissão de informações entre produtores em relação ao status sanitário do rebanho. Dr. Paul Sundberg diz que muitas das lições aprendidas foram em decorrência da presença da PED no país.

Um dos ensinamentos que produtores e os veterinários responsáveis obtiveram através dessa experiência e também com a batalha continua contra a PRRS é que o compartilhamento de informações é uma maneira valiosa de ajudar à todos  a melhorar a saúde do rebanho nacional e dentro das granjas individualmente.

Umas das coisas que aprendemos com a presença da PED é que enquanto pensávamos que nossas práticas de biosseguridade eram realmente muito boas e eficientes, nós também temos aprendido que este virus possui maneiras de transpor essa biossegurança. Então, enquanto esse otimismo cauteloso sobre ser capaz de identificar doenças no futuro pode e deve ser considerado, existe ainda muitos lugares onde produtores de suínos e seus veterinarios procuram ajuda para “tapar os buracos” que continuam a coloca-lós em risco mesmo que haja conhecimento científico ou biossegurança nas granjas.

Dr. Sundberg diz que o objetivo é fornecer a a veterinários e produtores a habilidade de reagir rapidamente e se adaptar para controlar as doenças que tendem a  aparecer no futuro.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>