O Princípio de Pareto pode lhe ajudar a poupar tempo e alcançar seus objetivos

3d4d3726-1ffe-4985-a4bb-4dfd5eb47979.pngPoucas coisas são tão frustrantes quanto perder tempo. O que é ainda mais irritante é não saber onde se está perdendo este tempo, seja no trabalho ou em casa. Quer aumentar sua produtividade? O Método de Pareto pode lhe ajudar a obter – e manter – a “bola rolando”.

Os números não mentem

Você provavelmente já ouviu o conceito 80/20, certo? Esse conceito afirma que, em geral, 80 por cento dos resultados vem de 20 por cento das ações tomadas. Vilfredo Frederico Damaso Pareto, Filósofo e Economista, nasceu na Itália em 1848 e é o autor deste princípio.

Conta a lenda, que Pareto se deparou com o fato de que apenas 20% de suas Ervilheiras eram responsáveis por gerar 80% das vagens. Então ele observou que na Itália 20% da população possuía 80% das terras do país. Essa proporção “mágica” continuava aparecendo, e voilà, o princípio homônimo de Pareto nasceu. A lição deste princípio, também conhecida como “Lei dos poucos vitais”, se baseia no fato de que nem sempre a “entrada” é igual à “saída”.

Mas como o método 80/20 se manifesta no seu cotidiano? Aqui estão alguns exemplos os quais podem soar familiares a você.

  • 20% da sua casa é onde você passa 80% de seu tempo
  • 20% dos clientes são responsáveis por 80% do lucro do seu negócio
  • 20% dos bugs tecnológicos são responsáveis por 80% dos problemas gerados
  • 20% dos aplicativos contabilizam 80% do tempo que você passa em seu smartphone
  • 20% das peças do seu guarda-roupa são utilizadas em 80% do tempo

“Corte os excessos”

O segredo para usar o Método de Pareto realmente em seu beneficio reside na acurácia com a qual você pode identificar os 20% e 80% nas coisas que você está fazendo.  Antes de chegar neste assunto, é importante saber que nem sempre o 80/20 está bem no nosso nariz. Ele nem mesmo precisa somar 100%. Por exemplo, se 80% de seus colegas de trabalho não fazem nada o dia inteiro, isso significa que 20% da equipe está fazendo 100% do trabalho. O ponto chave que devemos lembrar, é que a maioria das coisas na vida, não são distribuídas igualmente. Não há necessidade de se fixar em números, o 80/20 serve apenas para uma orientação geral baseada em uma distribuição típica.

Agora vamos colocar esse método em uso. Vejamos alguns dos exemplos mencionados acima e tentar decifrar qual ação pode ser tomada em cada um deles. Se você é um gerente e vê que 20% de seus funcionários são responsáveis por 80% dos resultados, faça questão de recompensá-los. Se você trabalha no ramo da tecnologia e percebe que 20% dos seus bugs são responsáveis por 80% dos seus problemas, priorize corrigi-los em um primeiro momento. Se você é dono de um pequeno negócio e 20% dos seus clientes contribuem para 80% da receita gerada, foque em satisfazer esses clientes.

E os exemplos continuam. A conclusão a ser tirada se baseia no fato de que você deve se concentrar nos 20% que fazem a diferença, ao invés de focar nos 80% que não trazem tanto resultado. Se isso fizer sentido para você, delegue tarefas não tão críticas para o pessoal de sua equipe ou simplesmente às largue de mão. Veja abaixo, alguns exemplos que podem ser úteis.

  • Ao invés de passar uma hora rascunhando um paper/post que você não sabe se é tão necessário, gaste 10 minutos pensando em novas ideias. Nos demais 50 minutos, concentre-se em escrever sobre um assunto realmente relevante escolhido por você.
  • Ao invés de ficar agonizando 3 horas em um único design, faça 6 layouts (30 minutos cada), e escolha seu preferido.
  • Ao invés de passar 3 horas lendo 3 artigos. Gaste uma hora “dando uma olhada” em 12 artigos. Após isso, passe uma hora nos dois melhores.

Fonte: Business, Curiosity.com

Tradução: Júlia Linck Moroni, Médica Veterinária

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>