Profissionalismo, uma atitude e um estilo de vida

Dicas para desenvolver comportamentos positivos no ambiente de trabalho.

ProfessionalismProfissionalismo é mais do que participar de reuniões de associação ou adotar um código de ética. Verdadeiros profissionais vivem e respiram seus padrões de ética profissionais e sabem como influenciar os outros efetivamente – para o bem de todos.

 

Não se trata do que você sabe, mas do que você faz. É o seu comportamento.

Tendo isso em mente, aqui estão alguns dos comportamentos que demonstram o seu profissionalismo de maneira positiva.

Primeiras impressões positivas. Profissionais acreditam que nunca há uma segunda chance para causar uma boa impressão e eles agem de acordo.

Eles sabem que logo na primeira conversa as pessoas tendem a criar uma percepção sobre se querem ou não uma convivência de longo prazo ou se vão buscar por outras expertises.

Se a reação for positiva, a comunicação e as trocas aumentarão e uma parceria poderá ser estabelecida.

Mude de direção. Profissionais de sucesso reconhecem que a mudança está ao seu redor. Eles continuamente se adaptam e se modificam para inovar. Eles buscam continuamente novos conhecimentos e procuram maneiras de aplicá-los em sua prática.

Eles também tomam a iniciativa de ajudar aos outros a se ajustam às novas realidades.

Auto avaliação. Provavelmente sua mãe tenha lhe ensinado:  ”pense primeiro, fale depois” e este ainda segue sendo um bom conselho. Isso requer que você esteja sempre pensando sobre o impacto daquilo que você fala e faz na vida de outras pessoas. Profissionais de sucesso tem um forte senso de “inteligência emocional” à medida que se compreendem e administram bem suas próprias emoções.

Além disso, eles podem facilmente reconhecer o sentimento nos outros e ajudar a gerenciar essas emoções para que a identificação e a solução eficaz de problemas possam ocorrer. Eles estão sempre se auto avaliando.

Desenvolvimento de relacionamentos concretos. Entender o valor de seus relacionamentos é fundamental para o sucesso. Isso significa ser sensível às necessidades dos outros e também dar tempo para a construção destas parcerias. Os relacionamentos benéficos ajudam a desenvolver o respeito pessoal, permitem que você construa uma sólida reputação e explore uma grande variedade de networks diferentes para quando precisar de ajuda ou conselhos.

Promover o sucesso dos outros. O compartilhamento de seu conhecimento profissional, a disposição para ajudar os outros a encontrarem o sucesso e o desenvolvimento de colegas sem esperar algo em troca é a marca de um profissional forte e confiante.

Por sua vez, esse comportamento gera respeito. As pessoas prestarão atenção e ouvirão seus conselhos, permitindo que você influencie os outros.

Compartilhando suas qualidades. Você tem qualidades pessoais que podem ser consideradas como um tipo de moeda – algo que pode ser trocado com outros como um meio de influenciar o comportamento.

Isso pode ir desde ajudar em um projeto até apresentar o colega a um indivíduo influente para colaborar em uma compra de um equipamento, por exemplo.

Praticar um diálogo relevante.Visto que a liderança é essencialmente um “jogo de linguagem”, é importante prestar atenção ao “o quequando como” a comunicação acontece.

Isso significa praticar uma comunicação estratégica, prestando atenção aos objetivos que você deseja alcançar e encontrando as palavras certas para se expressar.

Além disso, bons comunicadores prestam atenção especial à linguagem corporal e ao comportamento não verbal para garantir que sejam percebidos de forma genuína e sincera.

Fazer boas perguntas. Boas perguntas incitam boas respostas; o desafio é enquadrar as perguntas para que haja um bom fluxo de informações. Bombardear um indivíduo com perguntas nada mais é do que interrogatório. Planeje suas perguntas e garanta que elas sejam apropriadas para a discussão. Faça perguntas abertas, algumas pessoais e algumas sobre negócios. Aprenda o máximo que puder com uma pessoa.

Ser um bom ouvinte. Mais uma vez, os anciãos sábios nos disseram a razão pela qual temos dois ouvidos e uma boca – para que possamos ouvir o dobro do que falamos.

Ser um bom ouvinte e construir uma boa conversação aumenta sua imagem profissional. Isso demonstra respeito por quem está falando e mostra que você se importa. Isso porque os bons ouvintes não ouvem apenas as palavras, eles ouvem o tom de voz, a linguagem corporal, o vocabulário e, acima de tudo, o significado do que está sendo dito.

Concentre-se na determinação. Não há nada mais problemático do que um profissional com todo o conhecimento e experiência, mas sem a energia suficiente para tomar uma decisão.

No mundo acelerado em que vivemos, com a infinidade de problemas que nos cercam, um profissional eficaz deve ser capaz de tomar decisões oportunas, caso contrário, deixará passar essa janela crítica para agir.

Gerenciamento de conflitos. Embora o conflito para alguns líderes crie medo, os profissionais veem o conflito simplesmente como uma situação em que há pontos de vista diferentes.

Eles lidam com o conflito imediatamente, em vez de permitir que ele se torne um problema insolúvel.

Profissionalismo é sobre fazer conexões, ganhar confiança e fazer o que você diz que vai fazer de uma maneira honesta e franca.

Autor: Barbara Bowes, Winnipeg Free Press

Tradução: Júlia Linck Moroni, Médica Veterinária.

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