20 coisas que chefes extraordinários fazem diferente

Vamos encarar a realidade, todos nós já trabalhamos para um chefe que em algum momento se mostrou tudo, menos agradável. Na verdade, muitos dos chefes com quem trabalhamos são absolutamente desagradáveis.

Tradução: Júlia Linck Moroni, Medicina Veterinária

A diferença entre ter um péssimo chefe e ter um chefe extraordinário é evidente e pode ser a diferença entre amar e odiar o seu trabalho.

Além disso, pesquisas mostram que ótimos chefes geram efeitos positivos em seus empregados em termos de aumento de produção, educando-os a exercerem métodos mais eficientes de trabalho.

Agora pergunte a si mesmo se o seu chefe é extraordinário a partir das características pessoais que ele possui. Aqui estão 20 COISAS QUE CHEFES EXTRAORDINÁRIOS FAZEM DIFERENTE:

1.      Eles elogiam seus funcionários em público.

No livro How to Win Friends & Influence Peolple, Dale Carnegie disse, “Seja sincero na sua aprovação e distribua elogios”. Isso se encaixa perfeitamente no reconhecimento dos empregados pelo chefe. Pessoas atingem o sucesso através do reconhecimento, esta é uma das características que definem o ser humano. O chefe extraordinário fará isso frequentemente.

2.      Eles fazem críticas em particular.

Não há nada pior do que cometer algum erro e ser punido em frente aos seus colegas. Esta situação causa constrangimento e a longo prazo um grande ressentimento em relação ao seu chefe. Chefes extraordinários irão chamar a sua atenção privadamente e irão te poupar do constrangimento público.

3.      Eles fazem de seus empregados os número #1.

O cliente pode ter sempre a razão, porém sem um funcionário bom e de qualidade, não haverá clientes. Ótimos chefes entendem isso e supervalorizam seus empregados.

4.      Eles permitem que seus empregados tenham autonomia.

Pergunte a qualquer pessoa que tenha trabalhado em uma pequena empresa o quanto é importante ter a sensação de independência. Ter autonomia é um das principais razões para ser feliz em seu local de trabalho.

5.      Eles têm objetivos claros.

Eles fazem com que seus empregados queiram se importar com seu trabalho. Um chefe extraordinário irá ajudar seus empregados e entenderem o porquê de seu trabalho. E uma vez que eles tenham entendido, poderão perceber que fazem parte de algo importante.

6.      Eles se conectam com seus empregados.

Chefes extraordinários irão utilizar o tempo necessário para criar uma relação com seus funcionários. Lembrar seus nomes e particularidades faz desse chefe uma pessoa especial.

7.      Eles não têm medo de colocar “mãos à obra”.

Chefes que não lideram com exemplos, mas ao invés disso ditam regras, não serão respeitados. Um grande chefe não tem medo de sujar suas mãos e fazer o mesmo trabalho que solicita aos seus empregados.

8.      Eles realmente se importam com suas equipes.

Se um chefe não se importa com os seus funcionários, como ele pode querer se identificar com eles? Ele não poderá. Um chefe extraordinário se importa verdadeiramente com o bem estar de seus funcionários.

9.      Eles são consistentes em suas ações.

Não saber como seu chefe irá reagir em determinada situação pode ser extremamente frustrante.  E apesar de você nem sempre estar satisfeito com o resultado de seu trabalho, saber que ele pode ser compatível com o que seu chefe espera, pode o tornar aceitável.

10.  Eles lideram e inspiram sues empregados.

Qualquer um pode se colocar em frente a uma sala e discursar, porém um chefe extraordinário irá inspirar as pessoas a serem melhores. Funcionários inspirados trabalham muito mais. Infelizmente, somente 30% dos trabalhadores americanos se sentem inspirados no ambiente de trabalho.

11.  Eles são confiáveis.

Ser capaz de acreditar em seus colegas de trabalho é importante, mas saber que você pode contar com seu chefe é vital. Existirão momentos na sua carreira que você simplesmente precisará contar com seu chefe para alguma coisa. Um chefe extraordinário estará ao seu lado quando você precisar.

12.  Eles expõem claramente suas expectativas.

Quantas vezes você ouviu a história de alguém que conflitava com seu próprio projeto por não saber exatamente quais eram suas expectativas? Como você pode trabalhar com todo seu potencial se você não sabe qual é o objetivo?

13.  Eles reconhecem esforço extra.

Ir acima e além do que lhe foi requisitado é um indicativo de que você é um bom funcionário. Um ótimo chefe irá levá-lo a perceber o quanto ele apreciou seu trabalho.

14.  Eles sabem o seu nome o usam com frequência.

Franklin D. Roosvelt, em How to Win Friends & Influence People, cita que um dos jeitos mais óbvios e importantes de conquistar alguém estava em lembrar seus nomes e fazê-los se sentir importantes.

15.  Eles não têm medo do fracasso.

Um chefe extraordinário entende que falhar é inevitável e deve ser visto como uma forma de experiência. Esteja atento ao tipo de chefe que o faz acreditar que ele não comete erros.

16.  Eles são excelentes comunicadores.

Quantos de vocês já tiveram um chefe que esperava que sua mente fosse lida? E ainda se perguntava por que o seu trabalho não foi feito corretamente ou por que não ficou do jeito que ele esperava. Tudo isso se resume a comunicar exatamente o que se quer aos seus funcionários. Em qualquer tipo de relação, comunicação é fundamental.

17.   Eles sabem como e quando delegar funções.

Saber delegar funções adequadamente pode ser a diferença entre um trabalho de sucesso e um trabalho fracassado. Um chefe extraordinário irá delegar responsabilidades e não somente obrigações.

18.   Eles têm um ótimo senso de humor.

Estar em uma situação de gerencia é um trabalho sério, mas ser capaz de diminuir o estresse diário com uma pitada de bom humor é inestimável. Um levantamento feito por oficebroker.com a partir da votação de 600 empregados revelou que ter senso de humor é a característica mais importante de um bom chefe.

19.  Eles possuem senso prático.

Ter um chefe extremamente inteligente e teórico pode ser ótimo, especialmente se você trabalha em áreas analíticas, porém não há substituto para o bom senso. Um ótimo chefe terá tanto o saber teórico como a experiência prática. Situações que exigem estar no controle e tomar decisões rápidas irão acontecer e sem bom senso, erros frequentemente serão cometidos.

20.  Eles pensam positivo.

Seja a partir das citações de Norman Vincent Peale ou Dale Carnegie, ter pensamento positivo é um ponto absolutamente crítico para se obter sucesso. Um chefe extraordinário que possui esta característica pode ser contagioso e irá resultar em trabalhadores mais produtivos e felizes.

Lembre-se que nem todos os chefes são iguais. E se você é sortudo o suficiente por trabalhar com um chefe que possua todas ou algumas destas características, considere-se muito feliz a aprenda o máximo que você puder com ele.

Nunca se sabe… Você pode ser esse chefe um dia!

Fonte: Lifehack.org

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>