SuinoCast #39 – Manejo de creche: como maximizar o resultado?

O episódio de hoje é um bate-papo entre os Méd. Vets. Daniel Linhares da Agroceres PIC e Márcio Gonçalves da Kansas State University sobre o que fazer para maximizar o resultado na fase de creche dos suínos. A discussão aborda os principais fatores  que determinam o desempenho dos suínos: ração, água, ambiente e sanidade. Além disso, são discutidos pontos importantes como: o que deve ser realizado nas horas que precedem o recebimento dos leitões desmamados. E o que deve ser feito com leitões que não se alimentam?


Em relação à alimentação, são abordados: manejo de arraçoamento, tipos de comedouros, espaçamento de cocho por leitão, capacidade de armazenamento de ração, cobertura ideal do prato do comedouro, uso de tapete de borracha, manejo com “papinha”, granulometria da ração e peletização. Em relação à água, é discutido sobre a densidade ideal de leitões por bebedouro de acordo com o tipo de bebedouro e a vazão ideal. Com relação à ambiência, são abordadas a ambiência adequada no momento do alojamento e a temperatura ideal de acordo com a semana de alojamento. No aspecto sanitário, são discutidos os princípios básicos e as vantagens de uma identificação rápida dos animais doentes.

 

Méd. Vet. Daniel Linhares

Méd. Vet. Daniel Linhares

O Méd. Vet. Daniel Linhares, se formou na Universidade Federal de Goiás em 2003, após trabalhou na área de produção e sanidade da Agroceres PIC por 6 anos, onde realizou MBA na Fundação Getúlio Vargas, em 2009 foi para Univ. de Minnessota fazer PhD na área de epidemiologia e controle de doenças infecciosas finalizado no início de 2013. Atualmente, está trabalhando como Gerente de Serviços Técnicos na Agroceres PIC.

 

Méd. Vet. Márcio Gonçalves

Méd. Vet. Márcio Gonçalves

O Méd. Vet. Márcio Gonçalves, é formado pela UFRGS, trabalhou com produção e pesquisa de suínos nos Estados Unidos e no Brasil. Atualmente, é assistente de pesquisa e realiza seu PhD em nutrição aplicada de suínos pela Kansas State University.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>